segunda-feira, 28 de março de 2011

MIRINDIBA, A ÍNDIA ENCANTADA.

Uma das mais belas lendas de Magé é sobre a Índia Mirindiba. Segundo a história, uma índia Tupinambá (filhos do Pai Supremo), foi encantada pelo Pajé de sua tribo, utilizando seu maracá (instrumento mágico), e transformada numa árvore. Essa árvore, ou índia encantada, ficou fixa no morro do Bonfim no centro de Magé.

Sobre os olhares de Coaraci (o Sol), de Jaci (a Lua), e de Tupã (o Deus do raio e da tempestade). A Mirindiba vive acompanhada de Anhangá (o Espírito da Floresta) e de Curupira (protetor dos seres vivos da floresta). No alto do Morro do Bonfim, a Índia Mirindiba está protegendo o povo de Magé, contra as injustiças e opressões. Outra lenda muito interessante Tupinambá, fala que Monã (criador da Terra), mandou Tata (Fogo do Céu), destruir todos os homens maus da Terra. Porém, Monã lhe disse que poupasse o índio Irim Magé e sua tribo, pois eles eram bons. Inrim Magé se tornou um Morubixaba (líder da tribo), repovoou e cultivou a terra junto com sua tribo. Mirindiba – Lafoensia glyptocarpa, nome científico, é uma árvore da família das litráceas, nativa do Brasil.

Caracteriza-se por suas folhas de pequena dimensão e permanentes, formando uma copa de 6m de diâmetro e 10m de altura. Ela floresce de Julho a Setembro, dando origem a flores brancas ou rosas. Frutífera de Agosto a Setembro, formada por cápsulas. A polinização da planta é realizada por morcegos.





Endereço: Alto do Morro do Bonfim – Acesso pela Rua Pio XII
Visitação turística: Diária

2 comentários:

  1. Nos livros que as professoras usavam no Colégio, tinham várias estórias e lendas. Vou falar de uma Lenda. As lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.

    A Lenda da Mirindiba conta a história de uma Índia que morre ao ser picada por uma Jararacuçu e é transformada em uma árvore. É uma história fantasiosa, mas a árvore existe pelo menos a 300 anos.

    Tem lugar ou país que é reconhecido pela sua Lenda. Temos as lendas da Vitória Régia, Boi Tatá, Mula sem cabeça, Saci Pererê. Temos também as lendas internacionais como: Robin Hood, Rei Arthur, Pedro Filosofal, Fonte da Juventude, etc.

    Magé é uma cidade muito rica em História, Geografia, filhos talentosos e agora em uma Lenda.

    Pergunto-lhes. “Não estava na hora do mundo nos conhecer”.

    Qualquer dia, vá ao Morro do Bonfim, e veja este lugar encantado!

    Gilvaldo Dias Guerra
    GRUPO RESGATE MEMÓRIA MAGÉ

    Veja o Vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=uBntDks0RBc

    ResponderExcluir
  2. Uma lenda não tem a ver com fatos reais, mas com historias contadas pelos antigos. As vezes para explicar um fato que não tem explicação, mas que servem de alerta para as crianças, exemplo: Minha bisa me contava a lenda do boto cor de rosa, que dizia : um a jovem índia caiu no rio, e estava se afogando, quando um homem branco com uma roupa rosa, que não conhecia os perigos do rio, se lançou ao rio a procura, da jovem, e desapareceu nas aguas profundas, nunca mais foi achado, mas todas as noites ouviam um chamado, de boto, e todas as vezes que alguém caia no rio, ele à salvava. isto ela contava para nos aconselhar a não entra em águas desconhecidas. Um dia perguntei a ela porque ele estava vestindo uma roupa cor de rosa a resposta que tive me levou a entender que era um salva vidas, logo passei a entender que lenda é uma explicação do que não tem como explicar, então se inventa as lendas.

    ResponderExcluir