domingo, 27 de março de 2011

Igreja de N. Sra da Piedade de Inhomirim




 Construída em 1696, a Igreja na época foi escolhida para ser sede Paroquial e Capital do Distrito Miliciano que compreendia os territórios das freguesias de Nossa Sra. Da Piedade de Magé, de Nossa. Sra. Da Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí. Com isto se tornou não só o centro da freguesia, mas de toda a Baixada Fluminense. Sua influência ultrapassava a Serra da Estrela até o Rio Paraíba.

 A igreja está localizada no Antigo Caminho dos Mineiros, que se ligava do Porto Estrela até o Caminho Novo de Bernado de Soares de Proença. De estrutura pequena, mas de beleza singular, foi a primeira a ser construída sem as formalidades exigidas pela Corte de Portugal. Nesta igreja foi batizado o herói e Patrono do Exército Nacional Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O atrativo está sendo restaurado.






















Endereço: Antigo “Caminho dos Mineiros” – Rua do Cemitério – Bongaba – Piabetá
Visitação turística: Sábados

6 comentários:

  1. Legal...existe uma grande possibilidade de meu projeto de conclusão de curso falar sobre essa igreja.
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. e mesmo so fazer um projeto de turismo simples, placas e mapas, e a internete.
    descupa pela demora. da resposta.

    ResponderExcluir
  3. Ontem, 27/04/13, estive em um enterro no cemitério de Bongaba e fiquei impressionada com esta igreja. Sou apaixonada por tudo que esteja relacionado a História Geral. Gostaria que fosse inicializada as reformas pelo IPHAN. Seria um ótimo ponto turístico para os visitantes, que como eu, valorizam a arquitetura do período imperial. Espero sinceramente que as autoridades competentes, se sensibilizem e concluam a reforma deste Patrimônio Cultural de nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim não tem tombamento pelo IPHAN. O Iphan não tem ingerência sobre o bem. Ele pertence a Igreja Católica,, Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida de Piabetá.

      Excluir
  4. No final da década de 70 funcionava la e Escola Municipal Bongaba. Eu estudei lá.

    ResponderExcluir