sexta-feira, 25 de março de 2011

Caminho do Ouro

 Na Serra da Estrela ou Serra dos Órgãos se encontra o Caminho do Ouro, uma trilha famosa construída em 1724 com pedras por escravos de Bernado Soares de Proença, rico fazendeiro da cidade, que trazia ouro de Minas Gerais até Magé. Por esta façanha a trilha foi batizada pelos escravos e aventureiros como “Caminho do Ouro ou Caminho Novo das Gerais”. A calçada de pedras ia de Vila Inhomirim, em Magé, até o bairro Secretário, em Petropólis, e levou aproximadamente dois anos para ser construída.

 Uma grande parte do ouro do nosso país foi transportado através deste caminho. A trilha hoje é um atrativo para os amantes da natureza e seu calçamento é considerado um trabalho de arte e harmonia.





















A travessia é feita por dentro de Mata Atlântica, onde é possível encontrar várias espécies de bromélias, musgos, samambaia e animas como macacos, preguiças, caxinguelê, gambá e até mesmo jaguatiricas. Belos córregos e cachoeiras podem ser encontradas ao longo do caminho.


















Localização: Acesso pela BR 116, Avenida Santos Dumont até Piabetá, seguir até a Vila Inhomirim. Entrada próxima a Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Um comentário: