domingo, 27 de março de 2011
Igreja de N. Sra da Piedade de Inhomirim
Construída em 1696, a Igreja na época foi escolhida para ser sede Paroquial e Capital do Distrito Miliciano que compreendia os territórios das freguesias de Nossa Sra. Da Piedade de Magé, de Nossa. Sra. Da Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí. Com isto se tornou não só o centro da freguesia, mas de toda a Baixada Fluminense. Sua influência ultrapassava a Serra da Estrela até o Rio Paraíba.
A igreja está localizada no Antigo Caminho dos Mineiros, que se ligava do Porto Estrela até o Caminho Novo de Bernado de Soares de Proença. De estrutura pequena, mas de beleza singular, foi a primeira a ser construída sem as formalidades exigidas pela Corte de Portugal. Nesta igreja foi batizado o herói e Patrono do Exército Nacional Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O atrativo está sendo restaurado.
Endereço: Antigo “Caminho dos Mineiros” – Rua do Cemitério – Bongaba – Piabetá
Visitação turística: Sábados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal...existe uma grande possibilidade de meu projeto de conclusão de curso falar sobre essa igreja.
ResponderExcluirMuito interessante!
Lá funcionou uma escola na década de 70.
Excluire mesmo so fazer um projeto de turismo simples, placas e mapas, e a internete.
ResponderExcluirdescupa pela demora. da resposta.
Ontem, 27/04/13, estive em um enterro no cemitério de Bongaba e fiquei impressionada com esta igreja. Sou apaixonada por tudo que esteja relacionado a História Geral. Gostaria que fosse inicializada as reformas pelo IPHAN. Seria um ótimo ponto turístico para os visitantes, que como eu, valorizam a arquitetura do período imperial. Espero sinceramente que as autoridades competentes, se sensibilizem e concluam a reforma deste Patrimônio Cultural de nosso país.
ResponderExcluirAs ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim não tem tombamento pelo IPHAN. O Iphan não tem ingerência sobre o bem. Ele pertence a Igreja Católica,, Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida de Piabetá.
ExcluirNo final da década de 70 funcionava la e Escola Municipal Bongaba. Eu estudei lá.
ResponderExcluir